Quem sou eu

Minha foto
Quando teu olhar verdade encontrar o meu no silêncio entre as minhas palavras, verás que ele foi sempre teu, por essência de nossa sinceridade.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Homens... "Ic"...núteis

Miro 21.09.2004

Outro dia cheguei arrasado no boteco, seco por um gole generoso de uma boa cachaça mineira. Trazia o corpo cansado. Uma sensação de peso de quem não fez absolutamente nada de útil o dia inteiro. O stress compunha seus sintomas em minha pessoa com golpes ríspidos de pincéis de uma Mafaldi em sua “A Louca”.

A testa enrugada como nos anos de miopia, a coluna arqueada para frente ante o peso de uma responsabilidade invisível insuportável, até meu andar claudicante, fruto de uma astroscopia recente, marcava de modo mais compassado e desajeitado meu ir em frente.

Sem os ombros de um Atlas, o mundo neles caía feito prensa de ferro velho. Precisava urgente de um bom gole de uma salineira, uma boa conversa e, se possível, umas boas risadas para acabar com o mau humor cultivado pela rotina improdutiva do dia.

Por coincidência ou ato divino, acabei encontrando o meu amigo e consultor para assuntos complexos da natureza humana, o velho camarada Doutor Salinas. Após nossos tradicionais cumprimentos, com seus respectivos sinais quase secretos, oriundos de confrarias, priorados e sociedades secretas medievais, ele me falou sorrindo:

-O amigo teve um bom dia?

-Estou me sentindo um inútil! Produzindo gás carbônico para plantas de plástico, como diz o Dilbert.
Respondi queixoso, desejando intimamente falar sobre qualquer coisa que não fosse sobre o meu dia.

-Ótimo! Extraordinário!

Olhei em silêncio o rosto do amigo, tentando nele descobrir a causa do inoportuno elogio. Não havia ironia naquele olhar, nenhuma gozação no canto daquela boca. Olhei bem e só encontrei serenidade.

-Como extraordinário? Sinto-me um ordinário... não fiz nada de útil o dia inteiro!

-Você atingiu hoje o ápice da humanidade!

-Você me surpreende com estes pontos de vista atravessados.

-É simples! O homem é o lobo do homem!

-O que tem o lobo com isto, a não ser o que temos em comum de gostarmos de leitãozinho a pururuca... nada mal um “Bolinha” no rolete...

-Isto sim sería a melhor iguaria para o momento!

-Imagine, o chato do cachaço “Prático” assado num buraco cheio de brasas, temperado com raiz brava e pimenta, até sua carne “fedida” perder por completo o cheiro de sua utilidade produtora e reprodutora.

-É por aí mesmo!

Responde o amigo com aquela calma de quem sorve um dedal de cachaça durante uma tarde inteira sob o Sol do interior de Minas, um pouco antes de um breve silêncio acontecer na mesa, onde pude dar meu primeiro gole numa loira super gelada, que quase congelou minha goela...

-Tenho raiva de “workalchoolic”... “ic”... “ic” ... Chi! Esta palavra até... “ic”... me deu soluço... “ic”... de tipos como o porquinho... “ic” ... “Prático”, que tem resposta pra... “ic” ... tudo, que planeja cada ... “ic” ... detalhe , ... “ic” ... só fazem coisas úteis, ... “ic” ... sem tempo para diversão, ... “ic” ... passam a vida trabalhando... “ic” ...

-O homem vem explorando o homem há milênios. Primeiro como escravos, animais inteligentes a serviço do seu senhorio. Depois de um modo não tão evidente, como operários chaplinianos em um Mundo Moderno.

-É verd... “ic”... verdade!

-Elaborando um pouco mais esta exploração canibal, os trabalhadores globalizados e os “terceirizados”, que por não fazerem parte da cadeia produtiva direta, subempregam-se para não morrer de fome ante as Reengenharias e Downsizing feitas por consultores apaziguadores da culpas gerenciais.

-É mesmo... “ic”...

-Portanto. Você é um privilegiado em se sentir inútil!

-Pára com “icso”... não me sinto bem como um “ic”...nútil... não sou um privilegiado... “ic”...

-É sim! O grande desafio do homem do terceiro milênio é desenvolver sua humanidade! Quando um homem é medido pela sua utilidade, está sendo tratado como se fosse um objeto, um simples recurso...

- Recurso... “ic”... humano..

- Sim, onde na maioria das vezes ele presta serviço a um fim que se justifica por qualquer meio, inclusive o de deixar sua personalidade, emoções, vontades e desejos de lado para se alinhar às grandes estratégias empresariais.

-Ah! Lá vem Você com o óc... “ic”... , desculpe, o ócio criativo... “ic”...

-Antes disto acontecer, as pessoas precisam tratar as pessoas como pessoas, só assim poderão ter a liberdade de criar. A criatividade é o grande diferencial do gênero humano! Tarefas repetitivas podem ser automatizadas e só causam lesão ao invés de tesão.

-Hoje estou me sentindo um autômato... “ic”... meu piloto automático foi ligado com o despertador e só agora está tirando uma folgui... “ic”... nha.

-Deixar de ser valorizado pelo que Você faz de útil, para ser valorizado pelo que Você é, é um privilégio, é o ápice das relações interpessoais. Imagine o que é ser reconhecido pelo que Você é, e não pelo que tem ou faz!

-Cara... “ic”...! Fala sério... “ic”...passei o dia inteiro me mantendo sério! ... “ic”...trabalhando, produzindo... “ic”... valor agregado, pensando ... “ic”... no cliente, responsabili... “ic”... social, sustentabilidade, criando alguma ... “ic”... utilidade...

-Desejo a Você que Você se sinta cada vez menos útil e se sinta cada vez mais Pessoa!

-Então... “ic”... vamos comemorar!

-Um viva aos homens "Ic"núteis!

-Vi... “ic”...va!

-Viva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário